Dois Lados da mesma Moeda

9 comentários sobre “Dois Lados da mesma Moeda”

  1. Muito interessante , o estado natural é um aliado, e de maneira nenhuma deve ser tratado com desprezo , ou como um escravo a serviço de seu senhorio.

    Curtir

    1. Perfeito.
      Porém eu tentei focar mais na questão da multiplicidade de enfoques que todo problema merece ter.
      Por exemplo essa questão do gás metano produzido pelo gado que é tanto criticado pelos chamados “donos da verdade” e “defensores da Natureza de plantão”. Eles estão tão desinformados que a maioria deles ainda acha que o gás metano sai da extremidade oposta a cabeça da vaca, quando na verdade ele é arrotado e é fruto da fermentação das bactérias metanogênicas que estão no rúmem desses animais.
      O gado ao regurgitar o bolo alimentar para ser ruminado libera o gás metano pela boca.
      Ocorre que esse gás ao chegar a atmosfera se combina rapidamente com o vapor d’água e volta ser CO2 rapidamente, e é reabsorvido de volta pelas plantas que esse mesmo gado pastejou e estimulou a rebrotarem e, portanto, a consumirem mais CO2.

      Eu já vi de tudo nessa vida. Até um ícone da chamada Agricultura “Sustentável” dizer que ( pasmem) “o calcário contribui para o efeito estufa por liberar CO2”, se esquecendo que esse mesmo calcário, que sim libera CO2, faz com que as plantas se desenvolvam melhor, cresçam, se desenvolvam e com isso voltem a reabsorver todo esse CO2 liberado e de quebra ainda mais um outro tanto previamente existente na atmosfera. Ou seja o balanço é negativo, isto é, sai mais CO2 do que entra e isso é bom. A esse tipo de raciocínio eu chamo de raciocínio míope.

      Outro grupo de animais que também produz gás metano seriam os cupins, devido a sua flora intestinal de bactérias metanogênicas, mas desses eu ainda não vi nenhum desses sabichões falar mal até hoje.

      Até hoje eu só vi casos de Bovinofobia e agora esse caso esporádico de Calcariofobia.

      Curtir

  2. Estou gostando muito da suas postagens professor. Parabéns!
    Sou estudante do ultimo ano de agronomia, e não me conformo com a ciências agrarias.
    Quanto mais estudo sobre os benefícios que a vida no solo pode favorecer as plantas, fico mais convicto que nos Eng agrônomos somos loucos, prepotentes e burros.
    Somos doutrinados a trabalhar contra a natureza. E imaginamos que nosso conhecimento de química, CTC, fertilidade do solo etc, podemos oferecer a planta um serviço melhor do que a natureza oferece. Grande ilusão!

    A química jamais poderá substituir a biologia!

    Curtir

    1. Agradeço as suas palavras de incentivo.
      Porém, veja toda essa questão por um outro prisma.
      Que tal se eles estivessem certos e nós estivesse-mos errados ? Seria bem pior.
      O seu emprego já está garantido e estará sempre garantido enquanto eles estiverem errados.
      Para agrônomos como você nunca faltarão empregos.
      O meu conselho é : Aprenda e pratique bem o inglês de depois tente adquirir alguma experiência em
      Agricultura Biológica de preferência na Australia, Nova Zelândia ou Estados Unidos.
      Nesse campo infelizmente ainda não existe formação acadêmica mas tem muita gente boa trabalhando
      no dia-a-dia e obtendo resultados excelentes.

      Sds

      Jose Luiz

      Curtir

      1. Bom dia, professor. Aproveitando o comentário, você não poderia indicar lugares onde você pensa que esse trabalho está sendo bem feito? Independentemente de onde seja, EUA, etc… Atinei para isso que falou há um tempo, sou estudante de agronomia e gostaria de, em breve, ir passar um tempo em algum(s) desses lugares. Seria ótimo ouvir sua opinião. Abraços!

        Curtir

      2. Bom Dia Rodrigo,

        Se eu te aponto a Lua com o meu dedo mas ao invés de conseguir ver a Lua vc ficar olhando para a ponta do meu dedo levará um tempo considerável até que consigas ver a própria Lua.

        Albrecht foi um grande, um excelente pesquisador e Professor de Solos. Talvez o maior que o mundo talvez tenha conhecido. Seus ensinamentos serviram de base para o que nos hoje chamamos de Agricultura Biológica. Se quiseres saber mais sobre o seu método deverás fazer os três cursos do Neal Kinsey ( KinseyAg Labs).

        Entretanto, entre o Prof. Albrecht e o Doc Carey Reams, eu fico com o segundo porque ele conseguiu levar a agricultura a um patamar superior e motivar os seus seguidores e alunos a continuarem nessa mesma senda. O sistema desenvolvido pelo Doc Reams permite que a gente consiga incluir outros conceitos, como por exemplo o conceito de energia, que falta no enfoque Albrechteriano.

        Estudar Albrecht hoje em dia se equivale a estudar a história da ciência de solos. A menos que vc queira ser um historiador da agricultura alternativa eu creio que não valeria a pena.

        Agora se quiser realmente aprender alguma coisa procure tudo que esteja ligado a “High Brix”, “Biological Agriculture”, etc…

        Tente fazer um estágio na Midwest Bio Ag mas não se esqueça que nos EUA fazer estágio significa trabalhar pesado e não ficar filosofando e tomando cafezinho ( que lá nem tem ) como aqui no Brasil.

        Abs

        Jose Luiz

        Curtir

  3. Bom dia, professor. Aproveitando o comentário, poderia indicar locais (institutos, propriedades, pessoas) que você admira e pensa que estão fazendo um bom trabalho? Sou estudante de agronomia, atinei para isso que disse há um tempo e estou planejando passar um tempo em algum(s) desses lugares. Seria ótimo sua opinião. Abraços!

    Curtir

    1. Oi Eugenio,

      A melhor coisa seria vc primeiro ou ler a minha apostila , que na verdade é um verdadeiro livro pois tem 143 paginas,
      e o máximo dos meus artigos possíveis.
      Fazer o meu curso ajudaria muito também. Depois disso se vc tiver alguma dúvida eu poderia esclarecer.
      A minha consultoria para iniciantes seria muito cara pois eu consulto mais para os próprios consultores.
      Você tem que aprender o Be-A-Bá lendo ou fazendo os meus cursos.
      Mande seu e mail para drvinagrephd@gmail.com que eu lhe responderei de acordo inclusive informando o
      meu telefone.

      Abs

      José Luiz

      Curtir

Deixe um comentário