Hum-I-Solve

2 comentários sobre “Hum-I-Solve”

  1. Caro José Luiz,

    A respeito da utilização do Hum-I-Solve, tenho algumas perguntas:
    No caso de soja e milho, sua aplicação deve ser feita no pré ou pós-plantio?
    Em solos com baixo teor de M.O. (abaixo de 2,5%) e com histórico de aplicação de fertilizantes fosfatados (100 kg/ha P2O5) por longos anos consecutivos (15 anos), ele consegue disponibilizar esse fósforo imobilizado? Qual seria a dose recomendada?
    Para agricultores que costumam aplicar fósforo a lanço e com 60 dias antes do plantio, a pulverização com Hum-I-Solve teria que ser antes ou depois da aplicação do fertilizante?

    Att,

    Petrus

    Curtir

    1. Caro Petrus,

      A melhor forma e a mais barata para disponibilizar fósforo em solos com elevado teor de P total, que eu creio seja o seu caso ( facilmente verificável com uma analise de solos no IBRA onde vc pode requerer “P Total”), ainda seria via Culturas de Cobertura com múltiplas espécies ( Coquetel ) ao qual você poderia tratar as sementes com um produto chamado PSB ( de Phosphorus Solubilizing Bacteria ).

      O Humisolve funciona, mas nós não temos essa informação do jeito que que você precisa. Em doses abaixo de 5 kg por hectare o efeito poderá passar desapercebido e doses maiores poderiam ser anti econômicas no caso de soja e milho que são culturas com um budget muito reduzido. Não conheço nenhum trabalho que incremente a dosagem e depois meça o quanto de P foi disponibilizado.

      Outra estratégia que também funciona seria via aplicação de bactérias solubilizadoras de Fósforo do tipo Bacillus subtilis ( Serenade) via solo. A dose seria de no mínimo 5 litros por hectare o que pode ser feito “On Farm” pela tecnologia Multibacter barateando enormemente a sua aplicação.

      Em tempo, a aplicação de Enxofre também teria um efeito solubilizador de fósforo por promover o crescimento das Thiobactérias que executam essa função no solo.

      Atenciosamente

      José Luiz M Garcia

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s