Bactérias protegem as plantas contra doenças de solo.

Aproveitamos a oportunidade para encaminhar um vídeo sobre as pesquisas do pesquisador da EMBRAPA, Dr. Rodrigo Mendes, que vem trabalhando tentando elucidar os mecanismos envolvidos na proteção conferida por bactérias e outros microrganismos às plantas contra doenças de solo.

A equipe é multidisciplinar e involve matemáticos, biólogos, microbiologistas, bioquímicos moleculares, etc… e tentam conhecer melhor como funciona essa inter-relação entre biomas e hospedeiros não só em plantas mas também em seres humanos e animais.

Interessante lembrar que eu venho apontando para esses mesmos assuntos há pelo menos 15 anos quando dizia que o entendimento da realidade iria demandar não só a química como vem sendo feito na agricultura com maior ênfase, mas também e sobre tudo a biologia e a física, mas é preciso que a EMBRAPA  se manifeste de alguma maneira para que as pessoas possam dar alguma credibilidade a esse ou aquele ponto de vista.

Fico satisfeito por ver que afinal ainda existe vida inteligente no planeta EMBRAPA.

Assistam :

3 comentários em “Bactérias protegem as plantas contra doenças de solo.”

  1. Existe um movimento no sentido de outros caminhos! Imagino a satisfação que é ouvir essa entrevista ao Sr. José Luiz M Garcia.

    Responder

Deixe uma resposta

Descubra mais sobre Instituto de Agricultura Biológica

Assine agora mesmo para continuar lendo e ter acesso ao arquivo completo.

Continue reading